A Prefeitura de Palmeiras de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na segunda-feira (02/02) uma reunião estratégica com diretoras e coordenadores pedagógicos para analisar os indicadores educacionais de 2025.

O encontro marcou a celebração de um avanço sem precedentes na alfabetização local: o índice de crianças com leitura fluente saltou de apenas 7% em 2024 para expressivos 51% em 2025. Essa avaliação é feita com alunos do 2º Ano. A meta agora é aumentar ainda mais esse índice em 2026, com novas estratégias e ações, destaca a Secretaria de Educação.

Reunião com diretores e coordenadores para alinhamento do semestre

Estratégias

O crescimento de mais de 400% na fluência leitora é fruto de um conjunto de investimentos e projetos pedagógicos implementados pela gestão municipal. Entre as ações que impulsionaram esses números, destacam-se:

  • Recomposição da aprendizagem e aulas de reforço escolar;
  • Implementação do Projeto CNCA e oficinas de desenvolvimento;
  • Distribuição de materiais didáticos extras;
  • Monitoramento constante através do SAEB, SAEGO Alfa e o programa ALFA MAIS, em parceria com o Estado.

O desempenho de Palmeiras de Goiás acompanha a tendência positiva do Estado. Segundo dados do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), apresentados à Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO) em janeiro, a avaliação da fluência leitora 2025 registrou um crescimento histórico de 14% no desempenho médio dos estudantes das escolas públicas de Goiás, abrangendo o 2º e 6º ano do Ensino Fundamental.

Foco em 2026

Para a secretária de Educação, Kátia Camargo, os resultados validam o esforço coletivo, mas o trabalho continua. “Avançamos muito, mas nossa meta é ir além. Já estamos estruturando novos projetos e reestruturas para que 2026 seja um ano de avanços ainda mais significativos para nossas crianças”, afirmou.