A Prefeitura de Palmeiras de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da imunização com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A vacina está disponível gratuitamente no município de segunda a sexta-feira, conforme o cronograma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O público-alvo são crianças de 12 meses até adultos de 59 anos, com esquema vacinal completo de acordo com a faixa etária:

  • De 12 meses a 29 anos: duas doses;
  • De 30 a 59 anos: uma dose.
  • Quem já teve sarampo não precisa tomar a vacina
  • Profissionais de Saúde: Duas doses, independentemente da idade. 

Confira o cronograma de aplicação da vacina tríplice viral nas Unidades de Saúde de Palmeiras:

📆 2ª feira: UBS Eumar Pereira de Alcântara (Orlando Peró) e UBS Victor Filho (Jardim Amazonas)
📆 3ª feira: UBS Thereza Mendes de Mendonça (Martinho) e UBS Ordália Rodrigues de Paula (Goianinha)
📆 4ª feira: UBS Dinorá Rodrigues de Paula (Flórida)
📆 5ª feira: UBS Eumar Pereira de Alcântara (Orlando Peró) e UBS Victor Filho (Jardim Amazonas)
📆 6ª feira: UBS Thereza Mendes de Mendonça (Martinho) e UBS Ordália Rodrigues de Paula (Goianinha)

Alerta de surto e importância da vacinação

O Ministério da Saúde confirmou nove casos de sarampo no Tocantins, relacionados a uma comunidade com histórico de viagem à Bolívia, país atualmente em surto da doença. Além dos casos confirmados, dois estão em investigação, e ações de bloqueio e vacinação em massa estão sendo conduzidas no município com apoio da Fiocruz.

Até agora, o Brasil registrou 14 casos importados de sarampo em 2024, sendo que ações rápidas de rastreamento e vacinação impediram a transmissão sustentada. O país continua sendo reconhecido como livre do sarampo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas precisa manter alta cobertura vacinal para evitar reintroduções.

Vacinar é proteger

O prefeito Dr. Osvaldo Cassiano que é médico, destacou que a Prefeitura está atenta ao cenário nacional e reforçando a imunização local: “A vacinação é uma das principais formas de proteger nossas crianças e toda a comunidade. Pedimos que os pais levem seus filhos às unidades de saúde e mantenham o cartão de vacina em dia. Orientamos também, para que os adultos façam o mesmo”.

A Secretaria de Saúde reforça que os estoques da vacina estão garantidos e que todas as unidades seguem preparadas para receber a população.