O Brasil perde um de seus grandes líderes políticos. Com muita dedicação, Iris Rezende serviu ao povo brasileiro como ministro da Justiça. Em Goiás, Iris serviu a população como senador da República e governador por dois mandatos. Em Goiânia, foi o vereador mais jovem da história do município e eleito prefeito quatro vezes.

Iris Rezende Machado aposentou-se da política aos 87 anos. Em sua vida pessoal, casou-se com Iris Araújo, e juntos, tiveram três filhos: Ana Paula, Cristiano e Adriana.

O legado político/administrativo de Iris Rezende se confunde com a história de Goiânia e do Estado. Iris tentava se recuperar de um AVC e ficou três meses internado. Ele dedicou mais de 60 anos à vida pública.