A Prefeitura de Palmeiras de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Educação, anuncia uma excelente notícia para os pequenos agricultores e a qualidade da merenda escolar. Na segunda-feira (02/12), a secretária de Educação, Kátia Camargo, visitou o Assentamento Canudos, acompanhada pelo presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e de sua equipe da Merenda Escolar, para informar os produtores sobre as novidades do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O principal destaque é o aumento do percentual mínimo de aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural. Conforme a Lei Federal nº 15.226, de 30 de setembro de 2025, o percentual obrigatório de compra subiu de 30% para 45% da verba total destinada à merenda escolar.

A Secretária Kátia Camargo destacou que essa mudança impacta diretamente a vida dos agricultores e a qualidade nutricional dos alimentos servidos nas escolas. “Aumentar a compra de produtos locais nos traz um ganho muito grande. Vamos ter mais alimentos frescos, saudáveis e de alta qualidade em todas as refeições servidas. Além disso, fortalecemos a economia dos pequenos produtores,” afirmou a secretária.

O presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) Márcio Vieira de Souza, comentou sobre a visita. “Estamos aqui para fazer uma visita de acompanhamento da produção agrícola que é destinada as escolas e também fiscalizamos como é gasto os recursos advindos do MEC, para esse fim”.

Produtos da Agricultura Familiar usados na Merenda Escolar da Rede Municipal de Educação