Cavalhadas de Palmeiras terá shows de Thiago Brava e Gabriel & Rafael

Começa amanhã (21/6) a edição 2019 das Cavalhadas de Palmeiras de Goiás, município distante 76 km da Capital. A festa, que vai até domingo, 23, tem na programação alvorada, desfile, carreiras e shows.

As disputas entre Mouros e Cristãos, bem como as atrações musicais, serão realizadas no Parque de Exposições do município. Estão programados shows com Thiago Brava, Gabriel & Rafael, Lukka e DJ KBÇA.

PROGRAMAÇÃO

21/06 (SEXTA)
05h – Alvorada – Saída da Praça São Sebastião (Centro)
17h – Desfile – Saída da Praça São Sebastião (Centro)
19h – Carreiras – Parque de Exposições
23h – Show com Thiago Brava e DJ Kabeça

22/06 (SÁBADO)
05h – Alvorada – Saída da Praça São Sebastião (Centro)
17h – Desfile – Saída da Praça São Sebastião (Centro)
19h – Carreiras – Parque de Exposições
23h – Show com Gabriel e Rafael e DJ Lukka e DJ Kabeça

23/06 (DOMINGO)
05h – Alvorada – Saída da Praça São Sebastião (Centro)
08h – Missa das Cavalhadas – Igreja São Sebastião (Centro)
15h – Desfile – Saída da Praça São Sebastião (Centro)
17h – Carreiras – Parque de Exposições

TRADIÇÃO

Conhecidos como mouros, os muçulmanos da Mauritânia invadiram, no século VIII, o sul da Península Ibérica, dominando a região de Granada, de onde foram expulsos somente em fins do século XV. Foram quase 800 anos de ocupação moura por quase toda a península, colaborando para o avanço tecnológico destas nações, uma vez que os muçulmanos árabes, propagadores do islamismo, eram mais evoluídos, do ponto de vista tecnológico, artístico e cultural, do que os cristãos da época. Os reis que resistiram a este avanço refugiaram-se ao norte da península e mantiveram intacta sua cultura, vindo deles a iniciativa de expulsão da soberania moura na Península Ibérica.

No Brasil esta representação dramática foi introduzida pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os gentios e escravos africanos, mostrando nisto o poder da fé cristã.

Incorporada ao folclore, a História de ‘Carlos Magno e os 12 pares da França’ era atração nas vozes dos trovadores e, somente no século XIII, em Portugal, é que resolveu instituí-la como uma festividade, aos modos de uma representação dramática, quase que como um jogo de xadrez, a fim de incentivar a instituição cristã e o repúdio aos mouros. Num grande campo de batalha, onde de um lado, o lado do poente, 12 cavaleiros cristãos vestidos de azul, a cor do cristianismo, lutam contra 12 cavaleiros mouros vestidos de vermelho.

MAIS NOTÍCIAS

Feira do Maria Pires Perillo será inaugurada nesta sexta

A Prefeitura de Palmeiras de Goiás inova mais uma vez na geração de emprego e renda em nosso município, com a criação da Feira do Residencial Maria Pires Perillo, que terá seu início na próxima sexta-feira, dia 18, às 18 horas, com shows, frutas e verduras fresquinhas e de altíssima qualidade, artesanato, roupas, calçados e […]

Leia mais...

GESTANTES RECEBEM KITS DE ENXOVAIS APÓS CURSO

 A Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou, na tarde desta terça-feira, 15/10, o encerramento de mais um Curso de Gestantes, através do Projeto Mais Vida. O evento aconteceu no Centro de Integração Social (CIS) e contou com a presença da secretária de Assistência Social e primeira-dama Leila Cardoso. Durante […]

Leia mais...

A 9ª Conf. Municipal de Assistência Social acontece amanhã

A 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Palmeiras de Goiás tem como tema central: “Assistência Social, Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”. O encontro acontece nesta quinta-feira, 10 de outubro e é direcionado aos usuários da Assistência Social, representantes de entidades sócios assistenciais, gestores de políticas públicas e comunidade em geral.

Leia mais...

©2019 - Prefeitura de Palmeiras de Goiás - Todos os direitos reservados.
(Site URL: https://palmeirasdegoias.go.gov.br)
(Artigo URL: https://palmeirasdegoias.go.gov.br/cavalhadas-de-palmeiras-tera-shows-de-thiago-brava-e-gabriel-rafael/)