A Prefeitura de Palmeiras de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu alerta epidemiológico para a população, após a confirmação de epizootia por Febre Amarela em primata não humano (bugio) em município vizinho. A vacinação é a principal forma de proteção contra a doença.

As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

A detecção em animais é considerada um evento sentinela, que indica a circulação do vírus e reforça o risco para pessoas não vacinadas. Por isso, a vacinação é a principal forma de proteção contra a doença.

👉 Quem deve receber a vacina?

  • Pessoas de 9 meses a 59 anos, principalmente as que vivem próximas a matas ou áreas rurais.

👉 Quem precisa de avaliação antes da vacina?

  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Doentes crônicos;
  • Gestantes e mulheres em período de amamentação;
  • Crianças menores de 6 meses.

 É fundamental levar a caderneta de vacinação para atualização do histórico vacinal.

De acordo com a Secretaria de Saúde e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica, as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão mobilizadas para intensificar a imunização e orientar a população.

“A vacina é a forma mais eficaz de prevenção. Estamos reforçando as ações para garantir a proteção da população contra a Febre Amarela”, destacou a Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura reforça ainda que os macacos não transmitem a doença aos humanos. Eles funcionam como sentinelas, ajudando a identificar a circulação do vírus na região.

A população deve ficar atenta aos sinais e sintomas suspeitos (febre súbita, dores no corpo, calafrios, náuseas, vômitos e icterícia) e procurar imediatamente atendimento médico em caso de suspeita.