Caravana da Sudeco movimenta Palmeiras de Goiás com empreendedorismo e oportunidades de crédito
Última atualização em 23 agosto 2025 às 21h46

Palmeiras de Goiás recebeu na última quinta-feira (21/08), a Caravana da Sudeco 2025. Um grande evento itinerante que levou orientações, palestras e oportunidades de crédito para pequenos e médios empreendedores do município e da região.
A programação aconteceu no Cepal, das 9h às 16h e reuniu representantes de instituições financeiras, associações comerciais, lideranças políticas e empresariais. O evento foi organizado pela Prefeitura de Palmeiras, por meio da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria e Trabalho e parceiros.

A abertura contou com a presença do prefeito Dr. Osvaldo Cassiano de Faria, do vice-prefeito Constantino Jayme, de vereadores do município, da superintendente da Sudeco Luciana Barros, do presidente da Facieg Márcio Luiz, do gerente da regional metropolitana do Sebrae Goiás Marcelo Moura, além de diversas lideranças locais e estaduais, como o deputado estadual Virmondes Cruvinel, presidente da Comissão de Empreendedorismo da Alego.

O prefeito Dr. Osvaldo destacou a importância da iniciativa:
“Nós recebemos em Palmeiras a Caravana da Sudeco, uma ação inédita em nosso município, com o objetivo de despertar o empreendedorismo e ofertar linhas de crédito. Estamos fazendo tudo para ajudar a economia local e fomentar o desenvolvimento da nossa cidade.”

O deputado estadual Virmondes Cruvinel ressaltou o impacto da ação:
“Este é um momento valioso. Algo essencial entregue para as pessoas. O poder público precisa estar na prefeitura hoje como um instrumento útil para a sociedade.”

A superintendente da Sudeco, Luciana Barros, reforçou a relevância da caravana para a economia regional:
“A Caravana da Sudeco passou por Palmeiras com o objetivo de fortalecer a economia deste município, que tem a quinta maior economia de Goiás, mas, sobretudo, de melhorar a qualidade de vida da população, com mais emprego e renda.”
Oportunidades para os empreendedores
Durante o evento, instituições parceiras como Banco do Brasil, Sebrae, Sicredi, Sicoob, Cresol, Associação Comercial e Fecomércio estiveram presentes, oferecendo orientação e acesso a linhas de crédito.
Um dos principais destaques foi o lançamento do FCO “na palma da mão”, nova linha de crédito voltada para a agricultura familiar e empreendedores rurais, com condições facilitadas dentro do Microcrédito Produtivo Orientado (MPO/Sudeco).
Os recursos podem ser utilizados para compra de equipamentos, capital de giro, investimentos em plantio e colheita, reformas ou expansão de produção. Além disso, os participantes tiveram acesso a informações sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e o Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).
Três empresas de Palmeiras de Goiás, assinaram contrato para liberação de crédito via FCO.
Desenvolvimento e fortalecimento da economia
De acordo com o secretário municipal de Comércio, Indústria e Trabalho, Marcos Roberto, a caravana foi uma oportunidade única para os empreendedores locais:
“Este foi um momento único para o empreendedor de Palmeiras de Goiás ter acesso direto a informações e linhas de crédito que podem transformar o seu negócio. É uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento para toda a nossa cidade.”
A Caravana da Sudeco em Palmeiras de Goiás mostrou a força da união entre poder público, entidades de fomento e setor produtivo, reforçando o compromisso de criar alternativas que gerem mais renda, emprego e qualidade de vida para a população.