A Prefeitura de Palmeiras de Goiás tem atuado de forma direta no apoio aos produtores rurais neste período de estiagem, quando os incêndios se tornam uma das maiores preocupações no campo. Para auxiliar nesse desafio, foi criado um grupo de trabalho emergencial, equipado com três caminhões-pipa que vêm prestando apoio diário nas propriedades atingidas.

Ao longo do último final de semana e nesta segunda-feira (18/08), as equipes já atuaram em diversas regiões do município, reforçando as ações dos produtores, voluntários e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir os danos ambientais, proteger lavouras, pastagens, animais, imóveis rurais e, principalmente, preservar vidas.

Segundo a administração municipal, essa é uma medida imediata de enfrentamento, mas a gestão já trabalha em uma ação mais estruturada e duradoura: a criação de uma Brigada de Combate a Incêndios, que contará com equipamentos e estrutura adequados para garantir maior eficiência durante todo o período de seca.

“O apoio ao homem do campo é um compromisso da nossa gestão. Neste momento, cada ação é importante e, por isso, estamos unindo forças para minimizar os impactos dos incêndios. De emergência determinamos a criação de um grupo de trabalho com três caminhões pipa, para reforçar a atuação dos produtores e voluntários. No próximo ano, já teremos, a nossa Brigada de Incêndios, que será um passo fundamental para garantir um trabalho mais organizado e eficaz no município, que é muito grande em sua extensão”, destacou o prefeito Dr. Osvaldo Cassiano de Faria.

A Prefeitura reforça ainda a importância da conscientização da população para evitar queimadas e lembra que, somente com a união de todos, será possível enfrentar esse período crítico com segurança e responsabilidade.

Produtores rurais, voluntários e equipes da Prefeitura, trabalham o tempo todo no combate a incêndios