Criação do Quilombola Goianinha tem grande apoio da Prefeitura

Comunidade negra do Bairro Goianinha em Palmeiras com autoridades após a reunião

O prefeito de Palmeiras, Vando Vitor Alves, participou, na tarde do último dia, 11, sábado, no Bairro Goianinha, da primeira reunião para a criação da Associação Quilombola Goianinha. Com a presença da superintendente de Promoção da Igualdade Racial de Goiás, Marta Ivone de Oliveira, Vando anunciou que a Prefeitura dará todo o apoio técnico e contábil para a criação da associação.

BENEFÍCIOS PARA TODA A CIDADE

“Quando apoiamos a criação desta Associação dos Quilombolas da Goianinha, estamos beneficiando não somente o bairro, mas toda a cidade. Viemos aqui hoje, estender as nossas mãos e estaremos sempre à disposição daquilo que for possível para a concretização deste sonho. Vamos buscar o que é de direito nos contextos cultural, histórico e humanitário desta comunidade. A futura diretoria poderá contar incondicionalmente com o apoio da Prefeitura”, pontuou o prefeito.

MARTA IVONE: “REUNIÃO MUITO PRESTIGIADA”

A superintendente de Promoção da Igualdade Racial de Goiás, Marta Ivone, disse estar impressionada com a força da comunidade negra do bairro. “Normalmente, nossas reuniões de início de trabalho, são realizadas com no máximo oito pessoas”, comentou Ivone.

“Hoje aqui na reunião, temos mais de cem participantes, que está muito prestigiada com a presença do prefeito, vereadores, secretários e um grande número de moradores da região”, comentou Marta Ivone, que agradeceu Vando Vitor pelo grande apoio e fez uma explanação dos benefícios que a criação da comunidade quilombola trará para o município.

QUEM SÃO OS QUILOMBOLAS

Os grupos conhecidos como “comunidades remanescentes de quilombos”, são constituídos pelos descendentes dos escravos negros que, no processo de resistência à escravidão, originaram grupos sociais que ocupam um território comum e compartilham características culturais até os dias de hoje.

PROGRAMA BRASIL QUILOMBOLA

O Programa Brasil Quilombola foi lançado em 12 de março de 2004, e tem o objetivo de consolidar os marcos da política de Estado para as áreas quilombolas. Como seu desdobramento foi instituída a Agenda Social Quilombola (Decreto 6261/2007), que agrupa as ações voltadas às comunidades em várias áreas.

BENEFÍCIOS

Com a criação da Associação Quilombola Goianinha, a comunidade terá mecanismos específicos via governo federal para a destinação de obras de habitação, saneamento, eletrificação, comunicação e vias de acesso e construção de equipamentos sociais destinados a atender as demandas nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Estiveram presentes ainda, Edmar Pires, representante do governador Marconi Perillo, o presidente da Câmara Municipal, Murillo Rodrigues, os vereadores: Constantino Jayme e Leon Denis, os secretários: Da Saúde, Danilo Moura, Esportes, Marcos Roberto, e de Infraestrutura Rural, Onofre Pereira Lopes, superintendentes da Prefeitura e moradores do Bairro Goianinha e setores adjacentes.

O prefeito Vando Vitor  dará grande apoio para a criação do Quilombola do Bairro Goianinha

A superintendente de Promoção da Igualdade Racial de Goiás, Marta Ivone de Oliveira